Como montar um perfil de au pair no Au Pair World (ou qualquer outro site!)

Olá leitores!

De vez em quando vocês nos escrevem pedindo ajuda com o perfil de au pair de vocês, principalmente no Au Pair World, então hoje estamos trazendo um guia do que não pode faltar no seu perfil. 

Se você ainda não escutou o nosso podcast, nós fizemos um episódio todo só sobre isso onde analisamos perfis de au pair no APW e comentamos os prós e contras de certos comentários. Também contamos com participação especial da maravilhosa Carol Simoni do podcast Casos de Au Pair e suas dicas sempre valiosas!

Você pode escutar o episódio no Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Amazon Music, Google Podcasts e até aqui embaixo no YouTube! Onde quer que você escute, não se esqueça de seguir o podcast e dar suas estrelinhas pra que ele alcance mais au pairs =)

Mas vamos às dicas…

APRESENTAÇÃO

Primeiramente, se apresente! Fala um pouco sobre quem você é, o que gosta de fazer nas horas livres, um pouco sobre a sua personalidade…isso já vai te ajudar a filtrar as famílias.
Por exemplo, você gosta de ficar em casa o tempo todo? Tem família que talvez não curta, que queria alguém que vá ter uma vida mais independente deles, que saia pra explorar, estudar, ver amigos, etc. e tá tudo bem, todo mundo é diferente! Da mesma forma que talvez tenham famílias que preferem alguém mais caseira.
Mostrar um pouco sobre quem você é vai te ajudar a atrair famílias que combinam mais com você e seu estilo de vida.

Gosta de ir pra uma night no fim de semana?! Tem família que não vai curtir muito, que talvez imponha curfew (hora de chegar em casa) e isso pode ser por vários motivos! Até mesmo preocupação por se sentirem responsáveis por você…eu sei que somos todos adultos, mas é uma grande responsabilidade ter uma pessoa estrangeira morando debaixo do seu teto.
Mas não se preocupe; não é o caso de todas. A minha família americana adorava me ver curtindo a vida e aproveitando o tempo livre! Até queriam conhecer os peguetes pra dar o selo de aprovação haha

Você pode incluir:

  • de onde você vem, quantos anos, o que está fazendo da vida no momento, o que você estuda/estudou na faculdade ou trabalhos anteriores
  • seu conhecimento de algum idioma 
  • suas qualidades 

PORQUE VOCÊ QUER SER AU PAIR

Você não está indo ser au pair só porque ama cuidar de criança, né? Você também tem os seus objetivos seja estudar um idioma, viajar, juntar dinheiro ou mesmo mudar de ares, se encontrar, se conhecer!
Conte um pouquinho sobre o que você quer dessa experiência também para já estabelecer para as famílias que você não está indo só pra trabalhar; que você também tem seus planos e não vai ficar de plantão. Quando começar a conversar com as famílias, já pode usar isso como um ponto inicial sobre rotina, horário de trabalho, etc.

Além do mais, ao contrário do que a realidade às vezes parece ser, existe muita família legal que vai querer te ajudar a realizar seus sonhos! 

Você pode incluir:

  • seus objetivos: viajar, aperfeiçoar algum idioma, ter uma experiência cultural incrível
  • existem outros programas de intercâmbio, mas por que você escolheu o au pair? Porque gosta de crianças? Pela experiência de morar com uma família local e realmente se jogar na cultura do país? 

SUA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇA

Se você está indo para os Estados Unidos, a experiência com criança é total compulsória e você tem que comprovar um número mínimo de horas. Não é o caso na Europa mas, como todo trabalho, para o nosso perfil/currículo ser mais interessante, experiência prévia conta bastante. E claro, cuidar de criança não é um bicho de sete cabeças mas também não é uma volta no parque então ter uma certa prática vai te ajudar bastante.
No quesito perfil, ao invés de dizer só algo do tipo “cuidei do filho dos vizinhos”, que tal elaborar mais? Mostre o seu interesse, sua capacidade…

Fale um pouco sobre as crianças, as idades, o que você fazia com elas tanto com relação à brincadeiras quanto no quesito disciplina. Assim a família já vai poder ter uma idéia sobre se o seu estilo combina com as crianças deles.

Você pode incluir:

  • como foi sua experiência cuidando de crianças, quantos anos eles tinham, quanto tempo você trabalhou/ajudou/voluntariou 
  • que tipo de atividades você fazia com eles
  • suas responsabilidades (levar/buscar na escola, colocar pra dormir, etc)
  • como você lidou com alguma dificuldade ao cuidar de crianças 

PORQUE ELES DEVEM TE ESCOLHER
Você já falou quem é, o que procura e o que te qualifica para cuidar de criança. Agora você pode resumir em um último parágrafo por quê uma família deve te escolher, qual é o seu diferencial. E o seu diferencial é tudo o que você já disse! É a sua humanidade, suas experiências, o que te faz ser você. Agora é só embrulhar os pontos principais em um parágrafo curto e simples juntando o seu desejo de desbravar o mundo com a sua habilidade (e interesse!) para cuidar de criança e alguma frase sobre o quão animada está para embarcar nessa montanha-russa aventura!

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado!

E você? O que acha indispensável em um perfil de au pair? Conta aqui pra gente nos comentários! ❤

Deixe um comentário