5 dicas para praticar um idioma sozinha

Olá leitores!

Aqui quem escreve é a Livia, eterna estudante de alemão – já dizia Mark Twain que uma pessoa precisaria de 30 anos pra aprender a bendita!

Hoje indico pra vocês umas práticas que já me ajudaram a exercitar o inglês no passado e voltei a adotar recentemente quando percebi que o tal do alemão não estava evoluindo.

  • MANTENHA UM DIÁRIO NO IDIOMA ESCOLHIDO

Não precisa ser todo dia, não precisa ser todo certinho e você pode escrever de acordo com o seu nível desde o mais básico descrevendo seu dia como escrevendo sobre sentimentos, planos, viagens, planejamento fit, financeiro…o que for!

“Mas como eu vou saber se está certo?”

Conhece a ferramenta de IA ChatGPT? Copie e cole o texto lá e peça para que a ferramenta o corrija. É de graça! Aliás, você também pode usá-la para bater um papo em outra língua.

Ps: ela é treinada em inglês mas também tem conhecimento de alemão, francês, português, etc.

Na verdade o diário que eu tinha em inglês era online e cheio de erros! Antes do site hospedeiro fechar, consegui revisitá-lo pra ler sobre as lembranças da vida de au pair nos EUA e foi até bom ver os erros e perceber o quanto o meu inglês tinha evoluído!

  • MÚSICAS

Quanta música em alemão e em inglês essas duas podcasters do Como Faço Pra Ser Au Pair já não escutaram pra ver se entrava na nossa cabeça?!

Traduzir música é um dos conselhos mais comuns para quem está aprendendo um idioma mas, agora que você tem um diário, que tal adicionar umas músicas nele também? Não só você pode traduzir as letras como também escrever sobre o que é, o que você gosta, o que te chama atenção naquele artista/banda, fatos sobre eles – quem tá no nível básico consegue escrever dados simples sobre um artista como detalhes da aparência, de onde vem, quanto anos, etc.

Eu lembro que, na época do colégio, o meu truque pra não dormir durante uma aula chata era ficar escrevendo letras em inglês que eu lembrava no caderno e cantando mentalmente… e na época de tirar o visto de au pair para a Alemanha, eu imprimia as letras e ficava tentando cantar pra aprender a pronúncia sem a menor idéia do que aquelas palavras significavam!

Acho que levei uns 4, 5 meses depois que cheguei no país…mas o dia que percebi que estava entendendo o que a moça estava cantando em alemão, aquela banda virou minha preferida! (amo até hoje! Juli ❤ as letras deles são super simples e fáceis de entender)

Quer dicas de músicas? Aqui vão algumas playlists (Spotify) pra te ajudar:

INGLÊS

ALEMÃO

FRANCÊS

  • FILMES E SÉRIES

Mais um método bem conhecido…assistir séries no idioma original com legenda em português ou naquele idioma mesmo caso já tenha um conhecimento maior.

Mas estamos aqui pra te dar mais um passo: e se você assistisse TV com legenda + um caderninho para anotar palavras desconhecidas e pesquisar mais tarde?

Outra coisa, como as músicas, você pode escrever sobre a série ou filme no seu diário: o que você gostou, algo sobre os atores, sobre a história…e anotar expressões e gírias do dia a dia que são mais difíceis de aprender em um curso. Por mais que eu já soubesse falar inglês na época, assistir séries como Friends e Gilmore Girls me ajudou a aprender a falar mais coloquialmente e menos robótica. (super indico Modern Family também – que série mais fofa e engraçada!)

  • LIVROS

Você não precisa ser fluente para ler um livro em outro idioma! O truque é achar o livro certo =)

Por exemplo, se o seu inglês, alemão, francês, sueco, holandês ou o que seja ainda for mais pro iniciante, livros de crianças são perfeitos pra te ajudar a aprender não só vocabulário básico mas também de criança que vai te ajudar no intercâmbio.

Eu lembro como fiquei orgulhosa de mim mesma depois que li meu primeiro livro em alemão: Die Welle. E olha, faz tempo! Quando o meu conhecimento do idioma era ainda mais limitado! (limitado mesmo, gente, aquela gramática não entrava na minha cabeça e eu tinha muito pouco vocabulário)

Além disso, você pode ler em português e traduzir passagens ou frases para outro idioma, escrever uma resenha no diário que você começou em outra língua ou mesmo escrever histórias curtas!

E se você está procurando livros didáticos para aprender a gramática, tenho dois pra indicar:

Se você tá estudando inglês, a gramática de Cambridge é maravilhosa e super indicada por centenas de professores!

Eu usava essa gramática no colégio e eu era aquela nerd (só no inglês) que fazia todos os exercícios antes mesmo do ano letivo começar…cada página que você vira tem a explicação de uma parte da gramática e, na página ao lado, exercícios pra você praticar.

Tem algumas diferentes: a mais básica, a intermediária e a avançada.

Outra indicação é pra quem tá aprendendo alemão…eu já tinha feito curso de alemão (básico) e estudava sozinha com material que pegava na internet mas foi o livro Alemão Urgente Para Brasileiros que me fez finalmente entender a bendita gramática alemã, o tal der die das, acusativo, dativo e afins.

Esse livro de alemão é parte de uma série – achei também o de francês e italiano que não conheço mas imagino que sejam bons também!

  • APLICATIVOS

Existem vários aplicativos por aí que você pode usar pra treinar um idioma…não importa o que você escolher, o importante é ser consistente.

Nós, Cinthia e Livia, amamos o Duolingo e usamos todos os dias! Às vezes só por 2 minutinhos, às vezes 10, 20…às vezes duas horas! Mas todo dia “jogamos” um pouquinho (porque é tipo um jogo mesmo!)…e o Duo mesmo recomenda anotar frases e palavras que você aprendeu depois de fazer uma lição!

Aí! Mais um uso pro seu caderninho =)

*BÔNUS*

  • PODCASTS

Esse aqui vai depender muito da pessoa e do seu nível de idioma mas, de qualquer forma, sugiro à todos que experimentem. Às vezes é questão de achar o podcast certo.

Qualquer coisa que você possa fazer pra treinar a escuta é vantajoso (assistir filmes e séries como comentei acima tá valendo)! Gente, eu falo inglês desde que me entendo por gente mas, mesmo assim, dependendo do sotaque, me dá uma travada…quando eu me mudei pra Inglaterra, o meu sotaque era total americano e era ele que estava acostumada a ouvir, ainda mais depois de ter passado 1 ano nos EUA e de ter vários amigos americanos na Alemanha. Hoje em dia o meu sotaque é uma mistureba de australiano, americano, canadense, britânico… uma vez uma moça que estava me atendendo em um restaurante disse que o meu sotaque era de “cidadã do mundo” e, sinceramente, eu amei aquele comentário!

Eu acho que às vezes isso de não falar certinho e perfeito gera um bloqueio na gente na hora de falar outra língua mas, te garanto, o mais importante é você conseguir se expressar e se fazer entender…o resto vem com o tempo, o estudo, a experiência. Então tenta passar por cima desse bloqueio!

Eu posso não ter o sotaque do país onde eu moro, mas todo mundo me entende e, no meu trabalho, mesmo eu sendo a única imigrante, é pra mim que fazem as perguntas sobre gramática e vocabulário!

Mas voltando ao assunto da escuta…o que eu queria dizer mesmo antes dessa tangente, é que é importante você se familiarizar com esses sons. Por exemplo, eu quase não falo com americanos hoje em dia, só por emails, então quando vou aos EUA, levo um tempinho pra me re-acostumar com aqueles sotaques. Também porque, como aqui no Reino Unido, existem VÁRIOS sotaques, gírias e palavras super diferentes.

No fim do dia, o que você vai precisar mesmo é disciplina. Que tal alocar uma ou duas horinhas por semana pra fazer esses exercícios? Mesmo que você esteja fazendo curso, essas dicas vão te ajudar a ir além e mais rápido!

*AULA DE INGLÊS*

Quem tiver interesse em fazer aulas particulares ou em grupo voltadas para o intercâmbio de au pair, clique aqui para completar esse formulário pois estamos com alguns horários vagos!

*PROPAGANDA SEM VERGONHA*

Também vou aproveitar pra promover o meu bookstagram pra quem tá aprendendo inglês. Eu só escrevo in English e dou dicas de leitura regularmente (e de viagens quando posso!).

E aí? Que idioma você está aprendendo/quer aprender? Deixe aqui nos comentários pra gente saber e poder dar dicas mais específicas no futuro!

Deixe um comentário